FAMÍLIAS
FAMÍLIAS
Todos nós passamos por momentos de vulnerabilidade emocional e sensibilidade e podemos nos beneficiar ao aprender habilidades eficazes para lidar com isso — especialmente quando a emoção vivenciada é negativa e intensa, como raiva, vergonha ou tristeza. Ter na família alguém com grande sensibilidade e/ou desregulação emocional (com ou sem diagnóstico de transtorno de personalidade borderline) pode ser desafiador. Muitas vezes, os membros da família, cônjuges ou amigos se sentem perdidos para saber como lidar com seus próprios sentimentos e necessidades enquanto, ao mesmo tempo, permanecem conectados e cuidando dessas pessoas sensíveis. Existem diversas formas habilidosas de lidar com isso, entretanto, a maioria das pessoas nunca foi instruída corretamente. O Grupo DBT Famílias será o espaço de acolhimento e psicoeducação onde você poderá aprender a conviver com as emoções intensas de seu familiar, sem deixar as suas emoções e necessidades de lado.
No Grupo DBT Famílias, com duração de 10 semanas, você vai:
- Aprender o que são emoções e o que é a desregulação emocional;
- Participar de práticas de atenção plena e entender por que elas são tão importantes;
- Entender o que é o transtorno borderline, de onde ele vem e quais as melhores opções de tratamento;
- Aprender sobre emoções e sensibilidade emocional e como isso impacta nos relacionamentos com seu familiar;
- Aprender habilidades eficazes de relacionamento e autogestão de emoções e conflitos;
- Ter a oportunidade de construir redes de apoio com outras pessoas com experiências semelhantes.
O que você recebe ao se inscrever:
Encontros semanais, ao vivo, de 2hrs (não serão gravados), durante 10 semanas. Os encontros serão às quartas feiras, das 10h da manhã às 12h (meio-dia).
Aulas completas disponíveis na plataforma do curso para quem não puder acompanhar ao vivo ou preferir assistir nesta modalidade.
Material complementar na plataforma do curso (fichas de treinamento, slides utilizados nas aulas, vídeos educativos e recomendações de filmes, livros, etc.);
Acesso ao grupo de WhatsApp exclusivo da sua turma, para construção de redes de apoio e suporte para dúvidas ao longo da semana.
Público alvo: familiares, cônjuges e amigos de pessoas com desregulação emocional, com ou sem diagnóstico de transtorno de personalidade borderline. Esse grupo não é para quem sofre com a desregulação emocional! E sim para aqueles que convivem com essas pessoas e precisam de um lugar de acolhimento e psicoeducação.
Estrutura do treinamento
1) Aspectos do transtorno de personalidade borderline: sintomas e comportamentos característicos; a teoria biossocial de vulnerabilidade e desregulação emocional da DBT; o papel do ambiente invalidante; padrões dialéticos no funcionamento familiar; tratamento e prognóstico do transtorno;
2) Contextualização teórica: a Terapia Comportamental Dialética (DBT), pressupostos e contextualização da DBT, regras e diretrizes do grupo de habilidades;
3) Habilidades centrais de atenção plena são fundamentais, pois nos ensinam a observar e a experimentar a realidade como ela é, a ser menos julgador e a viver no momento com efetividade.
4) Habilidades de eficácia interpessoal para criar e manter um ambiente intrafamiliar de maior validação, reduzir o caos interpessoal, ajudar a equilibrar objetivos e metas e a manter o relacionamento com seu familiar sem deixar de lado o auto-respeito: habilidades de comunicação DBT;
5) Habilidades de Tolerância ao mal estar para reduzir comportamentos impulsivos e evitar piorar a situação: estratégias hábeis para aceitar efetivamente (quando necessário), sem resistência e julgamento, as situações desafiadoras e substituir comportamentos autodestrutivos e dependentes do humor por habilidades eficazes de sobrevivência a crises;
6) Habilidades Regulação Emocional para estabilizar e gerenciar emoções voláteis, diminuir a excitação emocional negativa dolorosa, reduzir a vulnerabilidade emocional, inibir comportamento impulsivo relacionado a emoções intensas, desenvolver ações direcionadas aos objetivos.
Atenção: O Grupo de Habilidades DBT acontece exclusivamente online. Não será permitida a gravação dos encontros, ou seja, é preciso participar ao vivo nos dias e horários previamente estabelecidos. O melhor aproveitamento dos conteúdos requer a participação ativa dos inscritos.
Não consigo nesse horário, e agora?
Teremos aulas gravadas com toda a teoria do curso disponíveis na plataforma. Quem preferir assistir as aulas desse modo ou não puder comparecer no horário terá acesso a todo o conteúdo teórico e ao suporte de dúvidas. Não se trata da gravação dos encontros, pois esta não é permitida.
As habilidades da Terapia Comportamental Dialética (DBT) — abordagem psicológica padrão ouro no tratamento do transtorno de personalidade borderline e no manejo da desregulação emocional — ajudam os participantes a compreender e modificar seus padrões de relacionamentos e comportamentos potencialmente problemáticos. As habilidades se dividem em quatro módulos: atenção plena, eficácia interpessoal, regulação emocional e tolerância ao mal estar.
Estrutura dos encontros: todos os encontros começam com uma prática de atenção plena (mindfulness), para ancorar os participantes no momento presente e familiarizá-los com esta estratégia. A seguir, é feita a discussão do uso das habilidades aprendidas durante a semana a verificação das dificuldades e dúvidas. Após um pequeno intervalo, os participantes aprendem um novo conteúdo teórico sobre desregulação emocional e as habilidades propostas da semana atual.
O formato do grupo é similar a uma sala de aula, não se trata de um grupo de terapia, o foco está na psicoeducação e no aprendizado das habilidades propostas.
Conheça as treinadoras
Treinadora: Camila Wolf. Psicóloga. Especialização em Terapia Comportamental Dialética (DBT) pela Elo Psicologia. Treinadora de Habilidades DBT para adultos e adolescentes. Formação em Bom Manejo Clínico (GPM) para Transtorno de Personalidade Borderline pela Harvard Medical School e Primeiros Socorros Psicológicos (PSP) pela Universitat Autònoma de Barcelona. Líder certificada de grupos de Family Connections (Conexões Familiares) , Paradigma/National Education Alliance for Borderline Personality Disorder. Aprimoramento em Transtornos Alimentares pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clinicas da FMUSP (Ambulim). Psicóloga Perita do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) e Assistente Técnica.
Co-treinadora: Letícia Lopes. Economista (PUC-SP) e acadêmica de Psicologia. Pós graduanda em Neurociências (FMUSP). Criadora da página "Border, e agora?" e autora de livro homônimo. Formação em Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) e psicopatologia (cursos livres). Formação em Bom Manejo Clínico (GPM) para Transtorno de Personalidade Borderline pela Harvard Medical School. Líder certificada de grupos de Family Connections (Conexões Familiares), Paradigma/National Education Alliance for Borderline Personality Disorder.
Referências bibliográficas
O treinamento de habilidades comportamentais baseia-se em um modelo de tratamento chamado de terapia comportamental dialética (Dialectical Behavior Therapy, DBT). A DBT é uma terapia cognitivo-comportamental que foi desenvolvida originalmente para indivíduos cronicamente suicidas, diagnosticados com transtorno da personalidade borderline (TPB).
O treinamento de habilidades comportamentais é indispensável quando as habilidades necessárias para resolver problemas e alcançar as metas desejadas não se encontram disponíveis no repertório comportamental do indivíduo. Ou seja, quando em circunstâncias ideais (nas quais o comportamento não sofre a interferência de medos, motivos conflitantes, crenças irrealistas, etc.), a pessoa não consegue gerar ou produzir as respostas comportamentais necessárias.
Na DBT, o termo “habilidades” é usado como sinônimo de “competências” e inclui, em seu sentido mais amplo, habilidades comportamentais, cognitivas e emocionais junto com a integração dessas habilidades, que é necessária ao desempenho eficaz. A efetividade é aferida pelos efeitos diretos e indiretos dos comportamentos. O desempenho eficaz pode ser definido como aquele no qual os comportamentos levam a um máximo de resultados positivos com um mínimo de desfechos negativos. Assim, o termo “habilidades” é usado no sentido de “usar meios hábeis”, bem como no sentido de responder às situações de modo adaptativo ou efetivo.
O treinamento de habilidades pode ser conduzido por psicoterapeutas, conselheiros, gestores de caso, assistentes sociais, equipes de comunidades terapêuticas e enfermeiros psiquiátricos (em contextos de internação). Psiquiatras e enfermeiros podem ser treinadores de habilidades muito efetivos. Além disso, indivíduos carismáticos que passaram pelo treinamento e superaram suas próprias dificuldades também podem se tornar excelentes cotreinadores e conselheiros de habilidades e conselheiros dos pares.
Atenção: O treinamento de habilidades DBT não é e não substitui psicoterapia individual.
Carga horária
Passaremos 20 horas juntos, ao vivo, nos encontros. Além disso, você terá acesso aos materiais complementares e a um grupo de WhatsApp exclusivo da sua turma.
Inscrições encerradas.
As vagas são limitadas para melhor funcionamento do grupo.
Em caso de desistência, em até 7 dias, o valor pago será devolvido. Após esse período, não haverá reembolso
O grupo não substitui tratamento psicológico/psiquiátrico e/ou psicoterapia individual. O foco do treinamento são as habilidades, a psicoeducação e tarefas relacionadas, não se tratando de um grupo de terapia em grupo para discutir questões pessoais.
Problemas com cobrança, pagamento e afins, deverão ser tratados diretamente com o suporte da plataforma Hotmart.
As formas de pagamentos aceitas são cartão de crédito, boleto e pix.
Participantes devem ter 18 anos ou mais.
O acesso ao conteúdo do curso estará disponível por 2 anos após finalização dos encontros.
No caso de dúvidas, entre em contato:
Pelo Instagram @camilawolf_psi ou @bordereagora
Ou por email camilawolfpsi@gmail.com / bordereagora@gmail.com